Garopaba SC: Onde Fica, O que fazer, Praias e Dicas de Viagem

Garopaba SC

Está pensando em viajar para o litoral e curtir ótimas praias, tendo ao seu redor uma natureza charmosa e exuberante? Então podemos lhe apresentar uma ótima opção: Garopaba.

Esta é uma linda cidade que está situada bem no litoral do estado de Santa Catarina, bem próxima da capital, Florianópolis e possui lindas praias, além de diversas opções de passeios.

Em Garopaba você terá a chance de manter um contato próximo com a natureza, podendo até ver lindos grupos de baleias, ser mais radical com a prática de surfe e ainda se surpreender com uma arquitetura açoriana.

Tudo isto está presente na bela cidade de Garopaba, que ainda surpreende por sua história. Era uma região habitada pelos í­ndios carijós, sendo que o primeiro contato com europeus ocorreu no 1525, através do espanhol Dom Rodrigo de Acuíta, que mais tarde, seria colonizada pelos açorianos.

Quer saber mais detalhes desta bela cidade e tudo o que poderá fazer neste destino imperdível? Então acompanhe este post que preparamos para abrir sua mente sobre Garopaba, lhe dando todas as informações que precisa para fazer uma viagem dos sonhos.

Como chegar em Garopaba

Como foi mencionado acima, Garopaba está localizada no litoral catarinense, que é um dos mais lindos do país. Mais precisamente, fica a cerca de 80 km de Florianópolis e a 411 km de Porto Alegre, capital do estado vizinho, Rio Grande do Sul.


Devido a sua proximidade com Florianópolis, chegar a Garopaba é bastante fácil. Caso você viva em outros estados, o mais indicado é que pegue um avião que te leve até a capital catarinense e em seguida, seguir seu percurso até seu destino, que pode ser feito de ônibus ou um carro.

O trajeto é considerado bem simples, sendo que deverá seguir pela famosa BR-101 e, após isso, SC-434. Todo o trajeto durará menos de duas horas para ser concluído e você não ficará tão exausto para chegar a este paraíso.

Qual a melhor época para visitar a Garopaba?

Uma das coisas que mais levamos em consideração quando vamos fazer uma viagem é decidir qual o melhor momento para realizar este passeio, de acordo com o clima que encontrará por lá.

Garopaba é um destino que possui atrações diversificadas, para todo tipo de gosto e que pode ser épocas diferentes, de acordo com cada atividade, para que possam ser melhores aproveitadas.

Nos períodos de alta temporada, que são feriados prolongados e principalmente, momentos de férias, que vai do final de dezembro ao final de fevereiro, é preciso que fique um pouco mais atento, pois os preços das hospedagens costumam ficar mais altos.

Caso seu principal desejo ao viajar para Garopaba seja desfrutar de suas lindas praias, o mais recomendado é que vá entre o final de dezembro e final de março. Já aqueles que curtem ver baleias, poderão considerar as datas que vai entre junho e novembro, principalmente setembro, para aproveitar bem.

Agora, se você for uma pessoa mais radical, que tem a vontade de fazer trilhas por lá, terá um pouco mais de sorte, pois poderá ir a qualquer época do ano.

Praias de Garopaba

Uma das principais atividades que leva diversas pessoas a visitarem Garopaba é desfrutar de suas lindas e deliciosas praias, que possuem uma beleza que surpreende qualquer um.

Vamos comentar um pouco sobre o assunto, para que você possa conhecer as características de cada praia e consiga decidir qual a que mais lhe agrada, para que possa desfrutá-la por mais tempo?

Praia da Ferrugem

Este é o ponto perfeito para os mais aventureiros, que curtem ótimas ondas, sendo um verdadeiro sonho realizado para surfistas. Mas não pense que é só esportes radicais que poderá aproveitar por lá.

praia da ferrugem
Praia da Ferrugem em Garopaba SC

Existem também belíssimas piscinas naturais que costumam agradar toda a famí­lia, além de diversos bares que fazem bastante sucesso no período noturno, tendo sempre uma aglomeração maior de pessoas.

Vale destacar que, por lá, o mar é bastante bravo do lado contrário ao das piscinas naturais, sendo preciso que tome cuidado, principalmente se estiver acompanhado de crianças.

Praia Garopaba (Praia Central)

Esta é a praia mais centralizada da cidade de Garopaba, sendo que, para chegar até ela, precisará fazer acesso pela avenida principal da cidade, que costuma oferecer um trânsito bem organizado.

Devido a sua boa localização, esta praia se destaca por possuir bastante infraestrutura, com boas opções de hotéis por perto, além de variados quiosques, ambulantes e comidas de forma geral.

A orla desta praia é bastante extensa e, no verão, acomoda uma mirí­ade de guarda-sóis. Já a água é bem mais calma, tranquila e que lhe permite tomas deliciosos banhos de mar.

Praia do Silveira

A Praia do Silveira é mais um belo ponto indicado para os que gostam de surfe, sendo, inclusive, considerada uma das melhores do mundo para este objetivo.

A praia oferece ondas perfeitas, ondas que a fazem anfitriã dos principais campeonatos de Surfe nacional e internacional.

praia do silveira
Praia do Silveira

Outro ponto que chama bastante a atenção de visitantes é sua paisagem exuberante, que contém uma vegetação rasteira e costões de pedras, além de um vilarejo ao fundo, com caracterí­sticas bem rústicas.

Praia do Gamboa

O objetivo de sua viagem é desfrutar de uma natureza belíssima e curtir toda a tranquilidade que este passeio poderá lhe oferecer? Então a Praia da Gamboa será uma das melhores opções.

O trajeto executado para que possa chegar até ela é tão lindo que chega a tirar o fôlego. Existe uma parte de serra, depois dunas, vales e um rio, escondendo bem a praia e te dando esta vista maravilhosa.

Já adianto que não é um local que apresenta muita infraestrutura e dificilmente estará lotada, mas vale a pena conhece-la para apreciar um mar que possui ondas fortes.

Se você está no grupo de pessoas que não sabem nadar, recomendamos que não se atreva a se banhar por lá, dedicando-se somente a relaxar por horas e horas.

Praia da Barra

A Praia da Barra destaca-se por ser a junção de um riacho com o mar, formando uma grande piscina natural belíssima, muito indicada para natação, que pode ser feita por crianças inclusive, por ser bem rasinha.

Por lá, existe um fato muito atrativo, que é a natureza bastante intocada, que lhe permitirá curtir ótimos momentos de relaxamento em um cenário exuberante e bem preservado.

praia da barra
Praia da Barra SC

Outra coisa que poderá gostar de fazer é boiar na piscina natural, ou se aventurar nas águas cristalinas do mar, sem precisar lidar com uma superlotação, que acabaria atrapalhando seu passeio.

Caso tenha em mente passar algumas horas por lá, recomendamos que leve alguns lanchinhos, principalmente se estiver acompanhado de crianças, pois não é uma praia que apresenta boa infraestrutura.

O que fazer em Garopaba além de visitar as lindas praias!

Está pensando que a única coisa que poderá fazer em Garopaba é curtir as lindas praias que mencionei acima? Então está bem enganado, pois este destino turístico guarda ainda mais surpresas para você.

Visitar as dunas do Siriú

Além das praias que citamos acima, ainda existe a Praia do Siriú, mas é aqui que ela precisa ser devidamente apresentada, pois sua principal atração é a beleza de suas dunas, que chegam a medir 30 metros de altura e ficam bem coladas com o mar.

dunas praia do siriú garopaba
Dunas na Praia do Siriú em Garopaba

A Praia do Siriú faz parte do Parque Nacional da Serra do Tabuleiro, e é objeto de preservação por lei, que torna seu visual praticamente inesquecí­vel, sendo um dos melhores registros que terá da viagem.

Após apreciar tanta beleza, você pode relaxar na praia, apreciando a bela vista da mata que a cerca e curtir o mar, podendo até mergulhar ou praticar sandboard, um tipo de surfe na areia.

Observação de baleias-francas

Não pense que Garopaba tem passeios destinados somente a dias quentes não. Caso viaje nos períodos mais gelados, poderá desfrutar de uma grande atração marí­tima, observando as baleias-francas e até mesmo leões marinhos.

baleia praia do rosa
Baleia Praia do Rosa

Esses grandes mamí­feros visitam o litoral catarinense entre os meses de junho e setembro, pois isso faz parte do ciclo reprodutivo dos animais. Caso viaje para lá nestes meses, terá a chance de ver em média 109 baleias-francas.

O melhor ponto para assistir estes belos animais é a Praia do Gamboa, sendo que existem, inclusive, passeios de barco seguro e regulamentados que te levam até bem perto destes fantásticos animais.

Fazer trilhas

Citamos acima que Garopaba é um bom destino para as pessoas que possuem um espírito aventureiro e que desejam explorar trilhas pela mata para ter a chance de curtir visuais impressionantes.

trilhas garopaba
Trilhas em Garopaba

Existem duas as principais trilhas da cidade, sendo que a principal delas é a Trilha da Pedra Branca, que te dá a chance de ter uma vista maravilhosa e no final, fará todo seu esforço valer a pena, pois chegará a um mirante com uma vista inesquecível.

São quase duas horas de percurso e já adiantamos que o final é bastante complicado. Caso seja do seu interesse, poderá praticar rapel por lá.

Outra opção é a Trilha da Vigia, que liga as praias da Preguiça e do Silveira. O caminho é feito por pedras e te permitirá desbravar a mata atlântica, registrando na memória vistas incríveis.

Morro da Embratel – Mirante

Outra opção de passeio que poderá fazer em Garopaba é visitar o mirante da Embratel, que possui fácil acesso, com uma linda vista de praticamente toda a região e disponí­vel para visitação a qualquer horário.

Morro da Embratel

O local está situado a apenas 3 km do centro da cidade e também é bem perto das Dunas do Siriú. A vista que encontrará ao chegar no topo é espetacular, podendo ver até mesmo Florianópolis.

O lugar também chama a atenção por ser bem romântico, ideal para quem quer curtir momentos inesquecíveis, rodeados de uma vista surpreendente, ao lado da pessoa amada.

Igreja Matriz São Joaquim

Os açorianos que chegaram no século XVII para colonizar Garopaba trouxeram muitas caracterí­sticas locais para a região, principalmente no que diz respeito a religião e a arquitetura.

Uma prova disso é a linda Igreja Matriz São Joaquim, construída no ano de 1846, apresentando uma caracterí­stica açoriana, surpreendendo positivamente quem tem a chance de conhecer.

Ao longo do tempo, foram feitas duas reformas, mas que sempre fazem com que as caracterí­sticas marcantes permanecem. Quer saber o que mais surpreende no lugar? É uma igreja que traz uma linda vista do mar.

E em meses festivos, é costume ter eventos religiosos tradicionais, como quermesses e festas juninas, que fazem com que o ambiente esteja perfeito e bem compreensíveis.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Outro local religioso que chama a atenção em Garopaba é a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, pois foi a partir dela que construções começaram a ser erguidas e que a civilização se desenvolveu.

É uma gruta pequena e singela, mas que não deixa de ser surpreendente, fazendo com que as pessoas se sintam confortáveis em visita-la, curtindo um caminho bem bonito até chegar ao ponto principal.

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes também está localizada no centro histórico e fica bem perto do mar, unindo fé com um visual exuberante, que fará seus olhos brilharem.

Visitar a Praia do Rosa em Imbituba

Praia do Rosa não está exatamente em Garopaba, que é o tema central deste conteúdo, mas sim em Imbituba, que está localizada a apenas 15km do destino de sua viagem e que não poderá deixar de ser uma boa recomendação.

Praia do Rosa Santa Catarina
Praia do Rosa Santa Catarina

Se você dedicar ao menos um dia de seu passeio para curtir um lugar mais rústico e manter contato com a natureza, certamente conseguirá aproveitar bem a Praia do Rosa, que é dividida em Rosa Sul, a parte mais estruturada onde estão os bares e restaurantes e a Rosa Norte, há menos estruturada, mas a que traz ondas bem maiores.

Hotéis e Pousadas em Garopaba

Agora que já sabe bem quais são suas opções de passeio para que possa curtir Garopaba, chegou o momento de falarmos sobre os locais que poderão te abrigar enquanto estiver por lá.

Existem tem várias opções de hospedagem, com muitas opções de hotéis e pousadas que satisfazem todos os gostos e bolsos, desde quem busca luxo ao minimalismo, mas sempre prezando pelo conforto.

Garopaba apresenta opções de pousadas muito chiques, que surpreendem os visitantes que estão dispostos a investir um pouco a mais, tendo até mesmo um hotel quatro estrelas.

Mas se você não deseja tanto luxo, poderá desfrutar dos muitos campings e albergues que permitem passar a noite por um preço mais baixo, permitindo que consiga economizar mais ao longo da viagem.

Airbnbs em Garopaba

Fora as opções de hotéis e pousadas em Garopaba SC, você também pode optar por alugar quartos ou apartamentos inteiros em lugares não dedicados exclusivamente à hotelaria, mas que oferecem tudo o que você precisa para os dias que passará por lá.

Devemos lembrar que Garopaba é uma cidade no litoral catarinense, o que significa que é bem mais visitada nos meses de verão, assim como muitas regiões de praias no Brasil.

Isso faz com que, neste período, tenha bastante gente circulando por lá e hospedadas nos locais que citamos. Logo, se pretende viajar neste período, indicamos que faça reservas com antecedência e garanta seu espaço, para ter conforto e poder curtir todos os dias que passará neste paraíso.

Restaurantes em Garopaba

Além de ficar bem hospedado, você também precisa ter uma boa alimentação para deixar sua viagem perfeita. Por mais que seja uma cidade pequena, Garopaba não decepciona com a sua gastronomia, surpreendendo bastante as pessoas que a visitam.

Assim como na maior parte das cidades litorâneas do Brasil, a principal caracterí­stica é o consumo dos frutos do mar, presente na maior parte dos pratos de restaurantes e muito aclamados pelo público.

Você poderá desfrutar destas delicias sempre, podendo curtir estando de pé na areia, através de deliciosas porções que quiosques presentes em praias com mais infraestrutura oferecer, ou em restaurantes mais sofisticados, que podem proporcionar um belo jantar romântico ou em grupo, de acordo com seus interesses.

Mas não precisa se preocupar caso não goste dos frutos do mar, pois não é somente isto que é ofertado, sendo que terá opções de desfrutar do delicioso sabor da culinária brasileira, italiana, árabe, panquecas, pastéis, dentre alguns outros.

O que fazer à noite em Garopaba?

Você faz parte do grupo de pessoas que preferem também curtir a noite enquanto está viajando, assim como muitos jovens que possuem os mesmos interesses?  Então poderá desfrutar da noite em Garopaba, que é muito animada, trazendo ótimas opções de bares e pubs para aproveitar.

surf bar mormai garopaba

Destacam-se, para esta finalidade, o Pub Al Capone, que fica na rua principal da cidade e traz uma boa variedade de cervejas e vinhos, para os apreciadores do álcool, por preços populares.

Além disso, é comum que ofereçam também música ao vivo e o Mormaii Surf Bar, que fica na mesma rua e funciona também como um café, oferecendo bons sanduíches em seu cardápio.

Viu como Garopaba pode ser um dos destinos mais completos para sua viagem? Aproveite este guia para se organizar e desfrute de momentos maravilhosos por lá. Não esqueça de compartilhar com pessoas que também possam ter interesse em visitar o local e continuar acompanhando as postagens que fazemos por aqui, com destinos que irão te surpreender cada vez mais.

Postagens relacionadas

praia de antunes

Praia de Antunes – Onde fica, Como ir, O que fazer e Dicas!

Considerada uma das mais belas praias do Brasil, a Praia de Antunes encanta com sua areia branca, diversas piscinas naturais e sua…

Leia mais

Praia de Pipa RN

Praia de Pipa RN: Onde Ficar, O que Fazer e Dicas Incríveis!

Localizada no Rio Grande do Norte, a Praia de Pipa é um destino de praia mundialmente famoso, conhecido por suas águas esverdeadas…

Leia mais

Praia do Rosa Santa Catarina

Praia do Rosa SC – Onde Fica, O que Fazer e Dicas desse Paraíso!

O Sul do país é uma região riquíssima de belas paisagens, que encantam aqueles que resolvem passar alguns dias por lá. Um…

Leia mais

Buscar

março 2024

  • S
  • T
  • Q
  • Q
  • S
  • S
  • D
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22
  • 23
  • 24
  • 25
  • 26
  • 27
  • 28
  • 29
  • 30
  • 31

abril 2024

  • S
  • T
  • Q
  • Q
  • S
  • S
  • D
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22
  • 23
  • 24
  • 25
  • 26
  • 27
  • 28
  • 29
  • 30
0 Adultos
0 Crianças
Pets
Tamanho
Preço
Comodidades
Instalações

Comparar acomodações

Compare