Praia do Rosa SC – Onde Fica, O que Fazer e Dicas desse Paraíso!

Praia do Rosa Santa Catarina

O Sul do país é uma região riquíssima de belas paisagens, que encantam aqueles que resolvem passar alguns dias por lá. Um destino maravilhoso que existe por lá é a Praia do Rosa, que fica no estado de Santa Catarina.

Podemos dizer sem medo que este é um destino paradisíaco para aqueles que gostam de desbravar bons trechos do litoral catarinense é, sendo inclusive, considerado um dos mais bonitos destinos do mundo para viajar.

Uma das coisas que mais chamam a atenção por lá é a mata atlântica, presente de forma abundante, cujo belo e preservado verde acaba contrastando com o azul do mar e das lagoas presentes da região.

Ao visitar a Praia do Rosa, você certamente contará com muitas opções de lazer e maneiras variadas para conseguir relaxar e passar alguns dias distante das correrias do dia a dia, podendo fazer trilhas, ter um contato intenso com a natureza e até observar as baleias que por lá vivem.

Quer saber um pouco mais sobre este paraíso e o que poderá fazer enquanto estiver por lá? Então acompanhe este conteúdo maravilhoso que o Férias Perfeitas preparou para você.

Por que a Praia do Rosa é considerada um dos destinos mais belos do Brasil?

Não é novidade que o Brasil é um país reconhecido internacionalmente por conta de suas belas paisagens e locais lindos para passar ótimos e relaxantes dias, mas a Praia do Rosa tem um charme particular.

praia do rosa santa catarina
Paraiso Catarinense: Praia do Rosa

Uma prova disso, é que esta é a única representante brasileira presente no clube das 30 Baías mais belas do mundo. Um título surpreendente, que eleva seu patamar, concorda?

Isso ocorre porque a região foge do conceito que estamos acostumados quando viajamos para o litoral do Brasil, que normalmente apresenta praias badaladas, com grande fluxo de pessoas.

O real foco da Praia do Rosa é permitir que seus visitantes curtam ótimos dias para relaxar, onde podem desfrutar da preservada natureza e aproveitar um mar limpo, com águas cristalinas, rodeado por matas exuberantes e areia fofa.

Desde seu surgimento, já vemos a diferença de alguns outros pontos do país. A praia nasceu como uma pequena vila de pescadores, adjacente a Imbituba.

É claro que um lugar tão lindo não ficou ofuscado por muito tempo. Não demorou até ser descoberta e passou a ser considerada um ótimo destino para o turismo. Com o crescente número de visitantes, moradores da região fazem desta sua principal fonte de renda.

Mesmo com tantos visitantes, a área não perdeu seu encanto natural e hoje segue sendo preservada, fazendo parte da Área de Proteção Ambiental da Baleia-Franca.

Mas não pense que apenas de um elo cenário formado por costões rochosos cobertos por mata nativa é feito este paraíso. Lá, você também encontrará um pequeno e charmoso centro, que lhe permitirá comprar as coisas que deseja.

Para curtir tudo o que a Praia do Rosa tem a lhe oferecer, é ideal que faça um planejamento detalhado, com base na quantidade de dias que passará por lá.

As informações que você encontrará abaixo lhe auxiliarão muito nesta tarefa.

Onde está realmente localizada a Praia do Rosa?

Já citamos acima que a Praia do Rosa está localizada na região Sul do país, mais especificamente no estado de Santa Catarina. Ela é conhecida como Encantos do Sul e pertence a uma cidade chamada Imbituba, sendo que a sede da mesma fica a apenas 25 km do centro do vilarejo.

onde-fica-praia-do-rosa
Mapa da Praia do Rosa

Para que tenha uma ideia mais clara e perceba como é fácil chegar até este destino, você poderá se basear na capital do estado, Florianópolis, que está a apenas 90 km de distância, que leva cerca de 1h20 de viagem para chegar até este paraíso.

Fora o fato de estar tão próxima da capital, a Praia do Rosa ainda está localizada perto de muitos pontos conhecidos do estado catarinense, como as cidades de Garopaba, Guarda do Embaú e Palhoça.

Como pode ver, a distância para outros centros urbanos é curta, de fácil acesso. Sendo assim, vale mencionar que durante feriados prolongados e aos fins de semana, o vilarejo tende a ficar um pouco mais lotado.

Melhores momentos para viajar para a Praia do Rosa

Quando se está organizando uma viagem, é muito importante pensar nos períodos corretos para estar em seu destino, é não é diferente para quem deseja passear na Praia do Rosa.

Apesar de ser um local que apresenta beleza e encantos em qualquer época do ano, o vilarejo costuma possuir uma atmosfera um tanto quanto diferente de acordo com a data.

Os meses que vão de dezembro a fevereiro caracterizam o verão brasileiro e costumam ser os períodos com alta temporada, onde muitos resolvem viajar para o litoral, em diversas regiões do país, assim como a Praia do Rosa.

Nestes meses é muito comum ver os acessos à vila lotados de turistas, que vem de diversos cantos do país. Isso faz com que a areia acabe ficando mais lotada e torna-se mais difícil passear e curtir o pequeno centro, entretanto, acordar cedinho pode ser uma boa solução.

É claro que isso não é um ponto positivo, mas não tira a felicidade de visitar este paraíso. Caso só possa viajar nestes períodos, precisará somente se planejar um pouco mais e fazer reservas com antecedência em hotéis e restaurantes, para não correr o risco de ficar sem ter onde se hospedar.

O período em que a Praia do Rosa mais recebe visitantes é no Réveillon, data com ótimo calor para curtir praias e momento em que a região costuma ficar um pouco mais badalada durante a noite.

Agora, caso prefira viajar durante o inverso, precisará lidar com as baixas temperaturas, que costumam variar entre 12ºC e 19ºC, lembrando que o sul do país é uma região naturalmente mais gelada.

Mesmo com esse friozinho, ainda conseguirá desfrutar de lindos dias, com um céu claro e é o momento em que a Praia do Rosa recebe as visitas ilustres das baleias-francas.

Os meses mais comuns para esses belíssimos animais circularem pela região é entre junho e novembro, tendo em vista que é quando saem para prover alimento para seus filhotes e podem ser facilmente avistadas.

O que fazer Praia do Rosa Santa Catarina

Agora que sabe como escolher o melhor momento para visitar a Praia do Rosa Santa Catarina, chegou a hora de descobrir quais atrações incríveis podem ser realizadas nesse destino catarinense fantástico.

o que fazer praia do rosa
Descubra o que fazer na Praia do Rosa

Lá você encontrará diversas coisas para fazer, que agradam todos os gostos, como passeios com mais tranquilidade, que te permitem descansar e atividades mais animadas e badaladas.

Visitar a Rosa Norte

O vilarejo da Praia do Rosa SC é dividido em três partes, composta pela Praia do Rosa Norte, a Praia do Rosa Sul e o Centrinho, sendo que cada uma dessas regiões possui suas próprias características.

A área da Rosa Norte é praticamente desabitada e selvagem e é o local que menos fica lotada, mesmo em períodos de grande fluxo no vilarejo, como os meses de verão.

Este é o local ideal para todos aqueles que gostam de tranquilidade, sossego e estão em busca de relaxar durante a viagem. Será fácil encontrar uma boa sombra para curtir o dia.

Por lá, você poderá se encantar com as piscinas naturais que se formam à medida que a maré baixa. Além disso, existem alguns pontos da Rosa Norte onde se formam ondas praticamente perfeitas para quem gosta de surfar. Tem até escolinha para quem quer iniciar a prática desta atividade.

Existem ainda ótimas trilhas, cujo trajeto leva às praias Vermelha e do Ouvidor, no final da praia, que passa por piscinas naturais cercadas por pedras.

Ir até a Praia Vermelha

Esta é ótima para os apaixonados por praias desertas, sendo uma das principais atrações da Praia do Rosa Santa Catarina, local sem muita infraestrutura, sendo recomendado que leve um lanche na bolsa caso tenha a intenção de passar o dia por lá.

praia vermelha
Praia Vermelha, Santa Catarina

Encontrará um visual absolutamente selvagem, que conquista aqueles que gostam de tomar ótimos banhos de mar. Possui costões verdejantes, que geram um belo contraste com o mar azul, e a faixa de areia é mais estreito, tornando mais fácil as caminhadas à beira-mar.

Lá, você encontrará uma trilha que percorre uma planície bem verde entre as pedras até chegar à vizinha Praia do Ouvidor.

Conhecer a Praia do Ouvidor

Mais um ótimo local a ser visitado por aqueles que estão em busca de equilíbrio e sossego. A diferença, é que nesta parte da Praia do Rosa, você poderá contar com uma boa infraestrutura.

praia do ouvidor
Praia do Ouvidor, Imbituba, Santa Catarina

Não há como negar que está é praia absolutamente paradisíaca, com uma estreita faixa de areia espremida entre o mar e um trecho de mata atlântica abundante, onde é possível encontrar algumas barracas de praias e ambulantes, que lhe auxiliam caso vá passar o dia todinho por lá.

Você poderá acessar através da trilha da Praia Vermelha ou de carro. É uma região que acaba ficando mais cheia em datas como feriados prolongado ou aos fins de semana. Caso queira ficar em uma área mais confortável, recomendamos que chegue cedo.

Ir a Lagoa do Meio

Localizada entre as praias Norte e Sul está a Lagoa do Meio, local conhecido por suas águas salgadas e tranquilas, que parecem ser um espelho que reflete o azul do céu e o verde das matas.

Aqueles que gostam de praticar esportes náuticos tem muito o costume de ir à Lagoa do Meio, na Praia do Rosa, assim como banhistas e mergulhadores, já que costuma ser mais quente em comparação ao mar.

Durante os momentos de maré cheia e nos períodos chuvosos, as águas da lagoa quase se encontram com o mar, formando um cenário realmente inesquecível.

Conhecer a Rosa Sul

Seguindo seu trajeto, você chegará à Praia do Rosa Sul, que é o local de onde partem a maioria dos passeios de barco pela região, que vivenciam a visão de um cenário que mais parece uma pintura devido a tamanha perfeição.

Na Rosa Sul você poderá visualizar costões à beira-mar cobertos por vegetação, faixa de areia escura e mais estreita, além de casebres rústicos ocupados por famílias de pescadores.

Seguindo, poderá ver uma paisagem que se transforma e dá lugar a uma das melhores infraestruturas do Rosa, onde existem variados restaurantes, bares e barracas de praia.

Visitar a região de Ibiraquera

Esta é uma das áreas mais populares da Praia do Rosa, devido a sua tranquilidade, principalmente durante o pôr do sol, que é uma linda visão das águas da Lagoa Ibiraquera, principal criadouro de camarão nos arredores de Imbituba, cercada por excelentes restaurantes com vistas privilegiadas do poente.

A região de Ibiraquera apresenta águas calmas, ideais para a prática de esportes como stand-up paddle, canoagem, windsurf e kitesurf.

Ir até a Ilha do Batuta

Lá você encontrará um verdadeiro santuário da diversidade animal no litoral sul catarinense, sendo o lar de inúmeras espécies de aves, répteis e animais marinhos. Tudo isso é envolto por uma vegetação maravilhosa.

Esta é uma região onde não há habitantes, sendo utilizada exclusivamente para fins de estudos. Os passeios são guiados até a ilha, ideal para quem deseja aprender um pouco mais sobre o bioma local.

Desfrutar da Praia do Luz

A trilha Praia do Luz é uma das mais populares da vila. Ela percorre vários trechos exuberantes do litoral de Imbituba e ao chegar você encontrará uma ampla faixa de areia, que se assemelha a uma grande duna e formam uma boa imagem que se parece com o paraíso.

Praia do Luz

É uma praia de águas rasas, ideal para que as crianças possam aproveitar deliciosos banhos de mar, sendo que este se encontra com águas da Lagoa Ibiraquera.

Observar as baleias

Em alguns meses, a Praia do Rosa é um lindo berçário das baleias-francas e nem é preciso fazer passeios de barco para vê-las, já que elas não tentam se esconder.

baleia

Existe o Instituto Baleia Franca, localizado em Imbituba, local que recomendamos que visite caso queira saber mais sobre este fantástico animal e suas características.

Passear no centrinho

Não recomendamos que você encerre sua viagem sem dar uma volta pelo charmoso centrinho da Praia do Rosa Santa Catarina, que é onde se encontram lojas, bares e restaurantes. Quer comprar uma lembrancinha para registrar a viagem? Lá você encontrará.

centrinho praia do rosa
Centrinho Praia do Rosa SC

Vale lembrar que em altas temporadas o centrinho acaba ficando mais cheio de turistas, logo, vale fazer reservas nos restaurantes e barzinhos para garantir sua vaga.

Quando há um grande fluxo de turistas, o centro costuma ser um pouco mais badalado a noite. Fora estes períodos, a vida noturna na Praia do Rosa é bastante tranquila.

Pousadas Praia do Rosa

Caso esteja organizando sua viagem para a Praia do Rosa, saiba que encontrará uma grande variedade de hotéis e pousadas por lá, com opções para todos os gostos.


A Pousada Halliny do Rosa e o Hotel Rossomã são boas indicações para quem prefere economizar dinheiro no que se refere a hospedagem.

Já a Vida Sol e Mar Ecoresort e a Pousada Bungalow são indicados para quem não dispensa conforto e está possibilitado de investir a mais para viver essa experiência.

Existem outras opções de médio porte, mas as mais conhecidas são as mencionadas acima.

Lembre-se de fazer sua reserva com antecedência e garantir seu quarto.

Onde Comer na Praia do Rosa

Caso queira experimentar deliciosos frutos do mar durante sua viagem, saiba que a Praia do Rosa é o destino perfeito, com seus famosos e tradicionais restaurantes locais, como o Tigre Asiático e o Bistrô Pedra da Vigia.

Os restaurantes Rosa Grill, Casarão ou Na Pureza são os locais indicados para quem quer consumir uma comida mais caseira, que lhe faça se sentir em casa durante sua estadia.

Já o Bistrô Chef Cacá Borges e o Engenho do Mar, são restaurantes que se destacam pelo ambiente requintado, perfeito para noites românticas. Indispensável para casais apaixonados que viajam para a Praia do Rosa.

Como chegar até a Praia do Rosa

Chegou o momento de organizar seu trajeto para chegar até seu destino, a Praia do Rosa. De acordo com o local onde você está, chegar de avião pode ser uma das melhores opções, sendo que o aeroporto mais próximo é o de Florianópolis, Hercílio Luz.

Ao chegar à capital, para ir até seu destino, uma boa opção é pegar um ônibus até Garopaba, que também é uma linda e aconchegante cidade e lá tentar uma carona até a Praia do Rosa.

Poderá também alugar um carro em Floripa e seguir o trajeto até seu destino.

Lá, é bastante comum pessoas pedirem carona, principalmente no supermercado Silveira, pois nem todo mundo possui carro, mas lembre-se de estar em segurança.

Existe também a opção de pegar o único transporte público que leva até a Praia do Rosa, que geralmente passa de hora em hora.  Ao se organizar direitinho, certamente não terá problemas durante sua viagem.

Esperamos que este texto tenha sido um bom aliado para que saiba como planejar e desfrutar sua viagem para a Praia do Rosa, destino que com certeza recomendamos que conheça. Não deixe de compartilhar com pessoas que também possam se interessar e nos dizer o que achou de nosso conteúdo.

Postagens relacionadas

praia de antunes

Praia de Antunes – Onde fica, Como ir, O que fazer e Dicas!

Considerada uma das mais belas praias do Brasil, a Praia de Antunes encanta com sua areia branca, diversas piscinas naturais e sua…

Leia mais

Praia de Pipa RN

Praia de Pipa RN: Onde Ficar, O que Fazer e Dicas Incríveis!

Localizada no Rio Grande do Norte, a Praia de Pipa é um destino de praia mundialmente famoso, conhecido por suas águas esverdeadas…

Leia mais

Garopaba SC

Garopaba SC: Onde Fica, O que fazer, Praias e Dicas de Viagem

Está pensando em viajar para o litoral e curtir ótimas praias, tendo ao seu redor uma natureza charmosa e exuberante? Então podemos…

Leia mais

Buscar

abril 2024

  • S
  • T
  • Q
  • Q
  • S
  • S
  • D
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22
  • 23
  • 24
  • 25
  • 26
  • 27
  • 28
  • 29
  • 30

maio 2024

  • S
  • T
  • Q
  • Q
  • S
  • S
  • D
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22
  • 23
  • 24
  • 25
  • 26
  • 27
  • 28
  • 29
  • 30
  • 31
0 Adultos
0 Crianças
Pets
Tamanho
Preço
Comodidades
Instalações

Comparar acomodações

Compare