O que ver e fazer em São Bento do Sapucaí?
1. Complexo da Pedra do Baú
A grande atração da cidade é, com certeza, o Complexo da Pedra do Baú. Ele é composto pela Pedra do Baú, Bauzinho e Ana Chata. Olha elas de longe aí.
Praticamente de qualquer lugar da cidade você consegue enxergar as pedras e elas são combustível pra imaginação.
Para chegar até o começo das trilhas você vai enfrentar uma serra cheia de curvas, mas em ótimas condições e ainda pode parar no caminho pra curtir a vista no Mirante do Vale Paiol Grande e as cachoeiras dos Amores e Toldi.
Como a gente tinha as cachoeiras maravilhosas na pousada, nem esquentei a cabeça.
As trilhas do Complexo da Pedra do Baú
Para quem gosta de aventura, o complexo da Pedra do Baú é um prato cheio. Você pode percorrer várias trilhas, fazer escalada e até rapel. As principais trilhas no complexo da Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí, são:
- Trilha do Baú Via Ferrata (Face Norte)
- Trilha do Bauzinho
- Trilha Ana Chata
- A Trilha do Baú Via Ferrata (Face Norte) até o topo do Bauzão é difícil, arriscada e exige conhecimento e equipamento de segurança (capacete, cadeirinha, fita e mosquetão).
Para chegar lá você tem que subir os 600 degraus da Via Ferrata (degraus instalados na própria pedra) a 1.950m de altitude. Me disseram que é de surtar. Melhor contratar um guia em uma das empresas de ecoturismo da cidade. Não vai dar mole, hein?!
A Trilha Ana Chata é uma trilha moderada, com 3,8km de extensão (2 horas de caminhada) e 1770 metros de altitude. Pra chegar até o cume da Ana Chata você também vai precisar se agarrar à escadinha instalada na pedra.
Agora, se você não tem experiência nenhuma e também não quer contratar um guia, pode ir direto para a Trilha do Bauzinho, uma trilha bem fácil, com apenas 100 metros de extensão.
Em meia horinha de caminhada (menos até) você já se depara com uma vista maravilhosa da Pedra do Baú, da cidade de São Bento do Sapucaí e das montanhas que separam Minas Gerais e São Paulo.
2. Turismo rural no Entre Vilas e Frutopia
Outro ótimo passeio perto de São Bento do Sapucaí é conhecer o restaurante e vinícola Entre Vilas e o viveiro Frutopia.
Visitar o Entre Vilas e o viveiro Frutopia é programa ‘vários em um’. Aqui você pode acompanhar todo o processo da uva ao vinho e se deliciar com os ótimos produtos artesanais produzidos por Rodrigo Veraldi, o idealizador e capitão do Entre Vilas e sua equipe.
Vínicola orgânica e Wine Boutique Entre Vilas
Rodrigo e sua equipe plantam as uvas com o mínimo de intervenção possível e produzem, de forma artesanal, os Vinhos Entre Vilas, vinhos naturais sem uso de aditivos químicos e agrotóxicos e sem adição de sulfitos.
Entre as castas, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Shiraz, Malbec e Pinot Noir.
Uma das estratégias é plantar as vinhas debaixo de uma estrutura, protegendo-as das chuvas e minimizando a ocorrência de doenças.
Outra característica importante do Altiplano do Baú, localizado a 1600 metros acima do nível do mar, em plena Serra da Mantiqueira é que devido as grandes amplitudes térmicas da primavera e verão, ocorre um espessamento das cascas das uvas, produzindo um vinho concentrado e cheio de personalidade.
Viveiro Frutopia
Além das uvas, Rodrigo e sua turma também plantam frutas vermelhas (framboesa, amora, uva, mirtilo).
Visitamos também plantações de castanhas portuguesas, azeitona e até lúpulo. Isso mesmo. Lúpulo! Pra ser mais exata, a primeira variedade de lúpulo brasileira, que foi usada pela Baden Baden na produção da Baden Baden Märzen, uma cerveja comemorativa aos 15 anos da microcervejaria de Campos do Jordão.
Infelizmente chegamos algumas semanas depois da colheita, mas pra uma cervejeira apaixonada como eu, foi muito legal andar em meio à plantação da primeira variedade de lúpulo brasileira.
3. Visite as Capelas de mosaico
Aproveite sua visita a São Bento do Sapucaí para conhecer as capelas de mosaico na cidade.
Não se sabe ao certo qual é a origem das Capelinhas de Santa Cruz, como são chamadas as pequenas Igrejas dessa região. O que se sabe é que em 2008 a dupla de artistas Ângelo Milani e Claudia Villar resolveu revitalizar uma dessas capelas, produzindo uma verdadeira obra de arte.
Eles usaram diversos materiais, como fragmentos de estátuas de santos, que o casal guardou por cerca de 10 anos, e produziram com seus cacos mosaicos coloridos, que enfeitam tanto o exterior quanto o interior das capelinhas, que se transformaram em pontos turísticos.
A capela de mosaico ‘original’ fica na Rua Treze de Maio, 217 no centro de São Bento do Sapucaí.
Nós conhecemos a capelinha que fica na Estrada do Paiol Grande (Rodovia Prefeito Benedicto Gomes de Souza), em direção à Pedra do Baú. Fiquei encantada quando entrei na capela e me deparei com essa bela imagem. Olha só que incrível!
Os artistas têm outras obras feitas com mosaico em diversos lugares da cidade. Confira o Roteiro dos Mosaicos para conhecer todos!
4. Escola de chá Embahu
Outra ótima surpresa em São Bento do Sapucaí foi a Escola de chá Embahu, que oferece cursos e consultorias para os interessados nessa bebida milenar.
Yuri Hayashi, pesquisadora especialista em chás, é a fundadora da Escola de Chá Embahú e a simpatia em pessoa. Ela é outra dessas personagens que tornam a Serra da Mantiqueira um lugar mágico.
Nós fomos recepcionadas por Yuri com um workshop pra começar a entender dessa complexa arte meditativa que é a preparação e degustação do chá.
Yuri é uma das grandes referências brasileiras do assunto e você pode conferir as últimas novidades sobre cursos, workshops e até viagens com temática chá no site da Escola de Chá Embahu.