Por quê ir?
O Distrito está a 720 metros de altitude e a uma distância de 54,8 km de São José dos Campos.
Ainda mantém um recurso de pequeno povoado interior, perfeitamente integrado ao seu modo de vida, inclusive com manutenção de algumas tradições como: o artesanato típico da região e festas religiosas que atrai um número expressivo de pessoas.
São Francisco Xavier possui várias trilhas para caminhadas e para “mountain bike”. Também existe uma rota de voo livre e vários pontos com altitudes apropriadas para praticar “parapente”.
São Francisco Xavier é uma região privilegiada pela beleza e exuberância das paisagens. Considerada área de preservação ambiental federal e estadual é resultante de atrativos naturais, para pessoas que gostam de praticar ecoturismo e turismo de aventura como montanhismo, fazer trilhas e estar em contato da natureza. A sua paisagem é descoberta de picos e cumes, serras, pedras e quedas d’água, que são considerados atrativos turísticos para os visitantes.
A Praça Cônego Antônio Manzi, bem no centro de São Francisco, traz barraquinhas que oferecem opções de artesanato em tecido e madeira para todos os gostos, além de produtos orgânicos, como verduras, frutas, legumes, geleias e doces caseiros.
A culinária leva o tempero interiorano e traz muitos pratos diferenciados os mais famosos são com carne de cordeiro grelhado e risoto, trutas, pratos que trazem como ingrediente o pinhão. A receitas típicas como a do vira broa e o bolinho caipira. A broa, chamada de João Deitado, leva pinhão na massa e é assada na folha de bananeira. Já o bolinho também tem pinhão na massa e no recheio. São várias opções restaurantes, bares e lanchonetes para quem gosta de um turismo mais tranquilo.
As principais festas que acontecem no distrito estão ligadas a religião, as mais famosas são a Festa do Tropeiro, a Fresta da Carpição e festa São Gonçalo, além de datas comemorativas do próprio distrito como o aniversário de São Francisco.