Arraial do Cabo: Onde fica, o que fazer, quando ir, Praias e dicas imperdíveis

arraial do cabo

Está em busca de um ótimo destino para viajar? Então anote a cidade de Arraial do Cabo como uma de suas melhores opções. Ela está localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, sendo um dos destinos mais incríveis que encontramos no Brasil.

Essa cidade se destaca por ser de fácil acesso, além de apresentar preços baixos para seus visitantes, que podem desfrutar de ótimos dias de Sol rodeados de praias deslumbrantes.

Arraial do Cabo é uma excelente escolha para pessoas que desejam desfrutar de bons momentos de descanso, com o encanto de um mar transparente e muito azul, que dá a essa cidade o apelido “Caribe Brasileiro”, estampado orgulhosamente na placa oficial de boas-vindas.

Se pretende viajar para o exterior, confira nosso conteúdo sobre as Ilhas do Caribe em nosso blog!

Quer saber quando e como desfrutar de tudo o que esse paraíso pode te oferecer? Então acompanhe com atenção este artigo que preparamos para você. Tenho certeza que, ao final de sua leitura, já estará ansioso para viajar com as pessoas mais especiais da sua vida.

Conheça um pouco sobre a história de Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é uma cidade que se destaca por ter um jeito de interior, possuindo menor de 30 mil habitantes. É um local que oferece aos visitantes um clima ideal para férias.

arraial do cabo
Praia de Arraial do Cabo no Rio de Janeiro

Ela foi emancipada no ano de 1985 e hoje parte do Parque Estadual da Costa do Sol. Sua história tem início no começo do século XVI, quando o explorador Américo Vespúcio aportou em seu mar com a segunda expedição europeia a percorrer o litoral brasileiro.

Não restam muitas coisas daquela época, mas um pequeno obelisco marca o ponto da chegada dos conquistadores, local onde viviam principalmente índios tamoios.

No centro histórico, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédio traz lembranças do ano de 1503 em sua fachada, sendo que originalmente foi construída em pau a pique, sendo o local da primeira missa coberta do Brasil, em 1506. Na mesma região, está a Casa de Piedra, dita como uma das primeiras construídas no país.

O que você pode fazer em Arraial do Cabo

Você já sabe que Arraial do Cabo é um destino paradisíaco, como descrevemos acima, mas o que fazer para aproveitar seu passeio da melhor maneira? Temos a certeza de que pensar no que fazer nesta linda cidade será tarefa fácil com todas as instruções que iremos lhe passar.

Essa é uma cidade litorânea, recheada de lindas praias e cenários que encantarão seus olhos e proporcionarão ótima fotos. Essas praias de Arraial do Cabo possuem uma singularidade que as tornam muito especiais, que é o fenômeno da ressurgência, que traz para a superfície águas profundas, límpidas e ricas em vida marinha.

Arraial do Cabo é considerada ainda um dos melhores pontos de mergulho do país, motivando muitos visitantes a adentrarem em suas águas cristalinas e se encantar com o visual que encontra lá embaixo.

É altamente recomendado que você faça um mergulho de cilindro e se aventura com muita diversão com a prática de snorkeling, além de conhecer as variadas espécies marinhas que vivem na região, como golfinhos, orcas e baleias. Garanto que isso fará com que você se emocione com a diversidade desse mundo.

Mas não basta visitar uma linda cidade litorânea, é preciso saber como desfrutar do mar intensamente e Arraial do Cabo lhe proporciona isso, permitindo que possa visitar lindas praias e aproveitar a oportunidade de ver grandes animais marinhos.

Um dos locais mais procurados é a encantadora e inesquecível Praia do Farol, que possui acesso apenas de barco. Outra coisa que atrai muito os visitantes é a volta completa pela cidade, através de passeio de 4 x 4, com direito a lindos mirantes e visuais incríveis, fazendo valer a pena cada centavo investido.

Para tornar sua viagem para Arraial do Cabo ainda mais completa, você não poderá sair sem desfrutar de um belo pôr do sol, conhecendo o Pontal do Atalaia, ou a Praia Brava e a Praia Grande criar uma tarde de passeio maravilhosa, aproveitando a noite para conhecer os bares e restaurantes da cidade, podendo ainda ter uma boa noite de sono nas pousadas que ali se localizam.

Melhores praias de Arraial do Cabo

Não dá para falar sobre Arraial do Cabo sem citar com detalhes suas belíssimas praias, que são famosas por suas águas cristalinas, areia branquinha e muito sol. Ao adentrar o mar, você pode sentir um pouco de frio, que é só um momento passageiro e divertido, que logo dá espaço ao clima quentinho da região.

Arraial é uma cidade pequena e ainda assim conta com nove praias para compor seu cenário paradisíaco. Vamos conhecer os detalhes de cada uma delas e entender suas particularidades, para que você possa identificar quais são as que mais te agradam?

Prainha

Essa é a primeira praia que você avista quando chega por terra em Arraial do Cabo. É possível ter a visão de um mar gigantesco, em tons de azul, que logo de cara já te surpreendem e dá o primeiro sinal de que seu passeio será inesquecível.

Ela se caracteriza por possuir ondas calmas, sendo o local ideal para aqueles que desejam passar o dia de forma mais relaxante, contando com barracas que vendem diversas opções de coisas para comer e beber. É possível ainda alugar cadeiras e guarda-sóis para tornar tudo mais prazeroso.

Praia dos Anjos

Essa é a praia de onde saem os passeios de barco e viagens de barco-táxis que levam turistas para outras praias de Arraial do Cabo, sendo assim, não recomendamos que você tome banho por aqui, pois existem locais muito mais adequados na redondeza.

praia dos anjos arraial do cabo
praia dos anjos em Arraial do Cabo

O que vale a pena mesmo aqui é a vista, que reúne diversos barquinhos atracados esperando para sair, onde as vezes se encontram pescadores, fazendo com que você se sinta parte desta região.

Praia Grande

Com esse nome não é difícil que você tenha deduzido que é uma das maiores praias de Arraial do Cabo, possuindo uma extensa faixa de areia, mostrando toda sua grandeza.

Praia Grande Arraial
Praia Grande Arraial

É uma praia que oferece boa estrutura para receber turistas, onde há quiosques próximos, bastante completos e barracas práticas na areia. É um dos locais mais recomendados para quem quer tornar a viagem ainda mais inesquecível com uma linda vista do Pôr do Sol.

Prainhas do Pontal do Atalaia

Você já pode ter visto em algumas fotos uma famosa escada marrom de madeira que muitos viajantes posam para fotos em Arraial do Cabo. É aqui que ela se localizada.

Pontal do Atalaia
Pontal do Atalaia

Essas prainhas apresentam um cenário que pode ser considerado um verdadeiro paraíso, rodeado de águas azuis, ideais para as mais belas fotos de sua viagem. Se estiver animado, pode se aventurar em subir a escadaria e desfrutar da vista lá do alto, que contempla todo o mar. Uma visão dessas você não encontrará em qualquer lugar.

Praia do Forno

Quem visita Arraial do Cabo logo vai atrás de conhecer essa praia. já que é um dos cartões postais da cidade e um ótimo ponto para mergulho com snorkel. Caso pretenda incluí-la em seu passeio, o que é muito recomendado, não esqueça de levar o seu snorkel e aproveitar o contato com a vida marinha, ficando bem pertinho desses encantos.

praia do forno arraial do cabo
praia do forno em Arraial do Cabo

Se o dia estiver propicio, você pode chegar por uma trilha bem fácil de ser concluída, repleta de paisagens lindas, mas há a opção de chegar via barco-táxi, que te deixa direto na areia.

Praia do Farol

Essa praia foi classificada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como uma das mais perfeitas do país. Um pódio e tanto, concorda? Para isso, levaram em consideração critérios como: a pureza da água, a qualidade da areia e a paisagem.

praia do farol
praia do farol

Por ser uma área é de preservação ambiental é protegida pela Marinha do Brasil, que permite que somente 250 pessoas estejam na praia a cada 45 minutos.

Sabemos que o tempo é curto, mas não se engane, vale muito a pena desfrutar desses poucos minutos em um cenário de tirar o fôlego. Se tiver sorte, poderá ainda ver tartarugas, arraias, baleias e muito mais neste paraíso.

Praia Brava

Este nome não foi dado a essa praia por acaso. Ela é repleta de ondas fortes e o acesso não é dos mais fáceis. Você precisa estar ciente disso quando resolver visitá-la.

Praia Brava
Praia Brava

A faixa de areia que a compõe é muito pequena, sendo assim, é importante ficar de olho na maré para escolher o dia ideal para seu passeio. Mas por que você deve ir até lá?  Seu visual do alto da trilha por si só já vale a caminhada, fazendo com que você esqueça a aventura que foi chegar até lá e contemple a paisagem memorável.

Leve consigo itens necessários para alimentação e bastante água, pois não conseguirá comprar por lá.

Praia do Pontal

Essa praia começa no Morro do Mirante e faz limite com a Praia do Foguete, na cidade de Cabo Frio, tornando-a a primeira praia de Arraial do Cabo, que possui 700 metros de extensão, uma longa faixa de areia, muito visitada aos finais de semana.

Um ponto que a destaca é o paisagismo. Que é muito bonito nesta região, repleto de muitas árvores e espaços com mais sombra para quem prefere fugir do calorão e ainda assim aproveitar um bom dia de Sol na praia.

Praia da Graçainha

Essa é uma praia misteriosa, pois com sua curta faixa de areia, só aparece quando a maré está baixa, que lhe permite ver lindas tartarugas marinhas nadando perto.

É uma região repleta de muitas pedras, sendo assim, tenha bastante cuidado quando resolver entrar na água. Para chegar até lá, você precisará fazer uma trilha leve, que dura cerca de 10 minutos para chegar até paisagens perfeitas para fotos.

Qual o melhor momento para que você visite Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é uma ótima opção de viagem em qualquer época do ano, pois em cada período ela se torna especial de uma maneira e te traz momentos de bastante felicidade.

Um detalhe que você deverá levar em consideração é que aos feriados prolongados e período de férias escolares, a cidade fica bem cheia de turistas e as praias podem estar com grande fluxo de movimento, muito lotadas, por isso recomendamos que evite as altas temporadas para aproveitar melhor seu passeio.

Outra coisa que deve ser levada em consideração e fazer diferença é a temperatura da água, pois Arraial é conhecida por ter um mar bem gelado, que pode ser melhor aproveitado para banhos nos meses de verão, quando a temperatura tem leve aumento e o Sol fará com que sua viagem fique mais quentinha.

O verão também traz maiores incidência de chuvas, mas elas não serão fortes e longas a ponto de atrapalhar a sua viagem. O Sol logo aparecerá.

Onde se hospedar em Arraial do Cabo?

A cidade de Arraia do Cabo conta com uma boa rede de hospedagem, para que seus visitantes possam ficar seguros e confortáveis, com opções de pousadas, hotéis e casas de aluguel.

Arraial não é um ponto muito luxuoso, sendo mais comum encontrar hospedagens de padrão mais simples, que te farão se sentir em casa sem ter que pagar preços muito elevados, pois você encontrará valores bem acessíveis, favorecendo seu bolso.

Você encontrará muitas opções de pousadas na Praia dos Anjos, na Prainha e na Praia Grande e não adianta procurar por hotéis na Praia do Farol, Prainhas do Pontal do Atalaia, Praia do Forno e Praia Brava.

Em compensação, no alto do Pontal do Atalaia há uma boa oferta de casas para aluguel com visual incrível, com um investimento um pouco mais elevado, mas que vale a pena.

Outro local mais distante das praias, mas com boa localização é Centro de Arraial do Cabo. Não precisa se preocupar, pois a cidade é pequena, sendo possível ir a várias praias caminhando.

Como chegar a Arraial do Cabo

Chegar a Arraial do Cabo não é difícil, pois a cidade está localizada a apenas 165 km da cidade do Rio de Janeiro, sendo que você poderá escolher entre o trajeto de carro, ônibus, transfer ou avião.

Se estiver saindo do Rio de Janeiro, o melhor trajeto é passar pela Ponte Rio Niterói, BR-101, Via Lagos (RJ-124) e RJ-140, em São Pedro da Aldeia, contornando Cabo Frio.

Os que preferem viajar de ônibus até Arraial do Cabo contará com trechos operados a partir da Rodoviária Novo Rio e também a partir do Terminal Tietê, em São Paulo.

Caso não encontre passagem para a data desejada, você tem a opção de comprar para Cabo Frio e chegar até seu destino de táxi, Uber ou ônibus urbano.

Já quem deseja chegar a Arraial do Cabo de avião, poderá escolher entre os voos para o Aeroporto de Cabo Frio (CFB), distante 10 km de Arraial ou para o Aeroporto de Búzios (BZC), mas as rotas aéreas são muito limitadas, sendo que alguns trechos são oferecidos apenas na alta temporada e os poucos voos disponíveis costumam ter preços bem altos.

Quanto tempo ficar em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é um destino que pode ser aproveitado tanto em um dia ou uma semana, tudo depende de seu cronograma. Se você tem apenas um dia, faça o passeio de barco para conhecer as três principais praias, que são a Praia do Forno, Farol e Prainhas do Pontal do Atalaia.

Mas se pode curtir Arraial do Cabo com mais calma, uma viagem de quatro dias é o ideal para desfrutar de tudo que a cidade pode oferecer. Se tiver ainda mais tempo, dedique um espaço para aproveitar as vizinhas, como Cabo Frio e Búzios, que também são inesquecíveis. Quanto mais tempo neste paraíso, melhor.

Mas não tem problema se puder ficar apenas poucos dias, pois seguindo as nossas dicas já conseguirá definir quais são as praias que mais deseja conhecer.

Se organize para já no primeiro dia fechar um passeio de barco. Existem várias empresas que oferecem esse serviço, que leva os turistas para quatro praias:  a Praia dos Anjos, a Praia do Forno, as Prainhas do Pontal do Atalaia e Praia da Ilha do Farol. Em um só dia você poderá conhecer praias diferentemente encantadoras.

Conclusão do Caribe Brasileiro

Ficou animado para conhecer Arraial do Cabo? Então faça logo seu planejamento e descubra as datas que mais aproveitará as regiões. Tenho certeza que será um investimento que valerá a pena.

Não esqueça de estar acompanhado de pessoas tão incríveis quanto esse destino. Compartilhe com eles esse artigo e os façam perceber que Arraial do Cabo trará momentos incríveis, que merecem ser vividos por todos que desejam aproveitar todas as coisas boas que a vida pode nos oferecer. Depois de viajar, comente aqui se valeu mesmo a pena cada segundo de seu passeio.

Postagens relacionadas

praia de antunes

Praia de Antunes – Onde fica, Como ir, O que fazer e Dicas!

Considerada uma das mais belas praias do Brasil, a Praia de Antunes encanta com sua areia branca, diversas piscinas naturais e sua…

Leia mais

Praia de Pipa RN

Praia de Pipa RN: Onde Ficar, O que Fazer e Dicas Incríveis!

Localizada no Rio Grande do Norte, a Praia de Pipa é um destino de praia mundialmente famoso, conhecido por suas águas esverdeadas…

Leia mais

Garopaba SC

Garopaba SC: Onde Fica, O que fazer, Praias e Dicas de Viagem

Está pensando em viajar para o litoral e curtir ótimas praias, tendo ao seu redor uma natureza charmosa e exuberante? Então podemos…

Leia mais

Buscar

abril 2024

  • S
  • T
  • Q
  • Q
  • S
  • S
  • D
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22
  • 23
  • 24
  • 25
  • 26
  • 27
  • 28
  • 29
  • 30

maio 2024

  • S
  • T
  • Q
  • Q
  • S
  • S
  • D
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22
  • 23
  • 24
  • 25
  • 26
  • 27
  • 28
  • 29
  • 30
  • 31
0 Adultos
0 Crianças
Pets
Tamanho
Preço
Comodidades
Instalações

Comparar acomodações

Compare