São Miguel dos Milagres: Tudo sobre este paraíso alagoano!

são miguel dos milagres

Está planejando uma viagem inesquecível e quer escolher um ótimo destino? Então, temos uma excelente opção para você, que poderá colocar a cidade de São Miguel dos Milagres no topo de sua lista. Ela está localizada no litoral do estado de Alagoas, no Nordeste, sendo uns destinos mais memoráveis que encontramos em nosso país.

Essa cidade é um grande destaque, assim como a região em que se localiza, devido a sua calmaria, belezas naturais e encantadores dias ensolarados, transformando tudo em uma paisagem, exuberante, rodeada de maravilhosas praias.

Não tenha dúvidas de que São Miguel dos Milagres é uma excelente escolha de passeio, onde poderá desfrutar de momentos de descanso, além de se encantar com um mergulho em águas cristalinas, que darão a impressão de estar visitando o paraíso.

Quer se convencer de vez de que esta deve ser sua próxima e inesquecível viagem? Então acompanhe com atenção este artigo, repleto de informações, que preparamos para você.

Fique por dentro e se encante com a história de São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres possui uma linda história, que se destaca tanto quanto suas belas paisagens. A cidade é um dos mais antigos povoados do estado de Alagoas. O início de sua colonização ocorreu durante a invasão holandesa, momento este em que moradores de Porto Calvo fugiram à procura de um abrigo, com o intuito de observar o movimento dos invasores.

Estes utilizavam o rio Manguaba para chegar ao interior e encontraram na região uma colina de onde avistaram extensa área de terras até o mar. Foi aí que surgiu a formação do engenho Mata Redonda, local onde houve uma grande batalha, resultando na expulsão do povo holandês.

Rio Manguaba em São Miguel dos Milagres
Rio Manguaba em São Miguel dos Milagres

Este povoado passou a ser chamado de Freguesia Nossa Senhora Mãe do Povo, a padroeira. Algum tempo depois, um pescador encontrou na praia uma peça de madeira coberta por musgos e algas e esta passou a ser utilizada em serviços domésticos.

Em determinado momento, quando foi limpar a peça, o pescador descobriu que era a estátua de São Miguel Arcanjo, ficando curado de um grande problema de saúde. Esta notícia se espalhou rapidamente e não demorou para o lugar passar a ser conhecido como São Miguel dos Milagres.

Independentemente de sua crença, devemos concordar que esta é uma história linda, não é mesmo? Foi ela que fez surgir toda a cultura do local habitado por pessoas que desejam contar este fato aos visitantes, os recebendo muito bem, permitindo que você se sinta em casa.

O que você pode fazer para aproveitar sua viagem para São Miguel dos Milagres

Não é segredo para você que São Miguel dos Milagres é um destino paradisíaco, como mostrei acima, e com uma história encantadora, mas o que fazer para aproveitar seu passeio da melhor maneira e torna-lo inesquecível? Decidir o fazer nesta linda cidade será tarefa fácil a partir das dicas que traremos ao longo do texto.

São Miguel dos Milagres é uma pequena cidade no litoral alagoano litorânea, sendo um destino perfeito para todos aqueles que desejam fugir de locais lotados. Ela é recheada de lindas praias e cenários de tirar o fôlego. Possui longas praias, que recebem deliciosas sombras dos coqueiros que compõem a paisagem, além de serem protegias por recifes que formam piscinas naturais.

Esta cidade passou a ser considerada um dos melhores destinos turísticos do país, motivando muitos visitantes a conhecerem todos os seus encantos e desfrutarem de deliciosos banhos de mar.

Praia de São Miguel dos Milagres
Praia de São Miguel dos Milagres

Mas não basta visitar uma linda cidade no litoral nordeste do Brasil, é preciso saber como desfrutar do mar intensamente e curtir ótimos dias de descanso e momentos felizes para famílias e amigos e é isso que São Miguel dos Milagres lhe proporciona.

Esta região faz parte da Rota Ecológica, que nada mais é que um pedaço pequeno do litoral Norte de Alagoas que faz com que as pessoas enlouqueçam, de uma forma positiva, ao se depararem com tamanha simplicidade, pousadas muito charmosas e aconchegantes e lindas praias, normalmente vazias, que permite que visitantes aproveitem toda sua imensidão.

Este trecho compreende cerca de 25km e faz parte da Costa dos Corais, que é uma área de proteção ambiental. Esta região completa é formada por pequenas cidades, lindas praias com água morna, águas esverdeadas e cristalinas e algumas piscinas naturais. Não tenha dúvidas, vale muito a pena conhecer.

Conheça melhor as praias de São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres é um verdadeiro paraíso, mas para que você saiba como desfrutá-lo, é preciso conhecer os detalhes do que esta região te apresenta. A pequena cidade é composta por 5 praias e longos trechos de areia, onde não costuma haver muito movimento de pessoas.

A água do mar é morna, e o local é cercado por vários coqueiros, além de formação de piscinas naturais em diversos pontos da orla. A diferença entre as praias no período de maré baixa e maré alta é bem grande, logo, vale consultar a tábua de marés para saber quando ir.

No local, você também encontrará restaurantes na beira da praia, mas não são muitas as opções, tendo em vista que a maior parte deles pertencem a pousadas da cidade, que geralmente requerem reserva e/ou atendem apenas seus próprios hóspedes.

Mas se você é daqueles que busca por uma boa de estrutura na beira do mar, é melhor saber escolher a praia certa para passar seus dias de viagem, não precisando deixar de conhecer as demais, nem que seja um pouquinho.

são miguel dos milagres
São Miguel dos Milagres

Para tornar sua viagem ainda mais memorável, recomendamos que não fique visitando apenas os limites da cidade. Mas também o litoral dos municípios vizinhos, tendo em vista que são muito próximos e podem ser acessados facilmente com um carro.

Agora vamos conhecer melhor os destaques de cada praia da região?

A Praia de Porto da Rua

Esta praia, chamada de Porto da Rua, é como se fosse o centro da cidade de São Miguel dos Milagres, possuindo uma praia longa, com muitos e com a constante formação de piscininhas, que ocorre sempre no período de maré baixa.

Praia Porto da Rua
Praia Porto da Rua

Esta é uma praia bastante indicada para quem está viajando com crianças, pois a água é represada entre os arrecifes, tornando o cenário ótimo para quem procura piscinas rasinhas, onde os pequenos possam se divertir.

Enquanto a maré está baixa, o mar costuma se retrair, ou seja, ficar mais recolhido, escondido, sendo que é preciso andar vários metros para conseguir acessar a água, o que não é um problema, pois aumenta a faixa de areia para diversão.

A Praia do Toque e suas piscinas naturais

Esta praia é uma das mais conhecidas de São Miguel dos Milagres pois ela já foi uma das pioneiras no que diz respeito ao turismo da região. Ela costuma ser bastante calma e tem piscinas naturais à sua frente, que se pode visitar através de jangada.

praia do toque Milagres
Praia do Toque em Milagres

Recomendamos muito que faça o passeio de jangada no período de maré baixa, pois temos certeza que irá gostar da experiência. Além disso, não deixe de conhecer as piscinas do Toque, que são cristalinas e bem preservadas, além de bem calma, por não ter muitos visitantes ao mesmo tempo.

A Praia de São Miguel dos Milagres

Foi esta a praia que deu nome à região, tendo uma paisagem tão linda quanto a forma como é chamada. Possui muitos coqueiros ao seu redor e bancos de areia costumam aparecer no período de maré baixa, sendo ainda repleta por águas bem calmas e rasas.

É a partir desta praia que você pode fazer passeios para as piscinas naturais utilizando jangadas, mas se não for isto que lhe agrada, poderá então passar o dia em um dos quiosques simples que ficam na beira do mar.

A Praia do Riacho

Esta é uma praia muito calma, sendo uma das opções em São Miguel dos Milagres para quem busca alguma estrutura, tendo em vista que por longos trechos de areia você caminha pelas praias sem ter acesso a uma barraca.

Praia do Riacho
Praia do Riacho em Milagres

Na região central das praias ficam duas barracas, sendo uma das delas a Mi Casa, um dos espaços com uma boa estrutura. A praia em si possui ondas fracas, mas com algum sargaço ao seu redor.

A Praia do Marceneiro

Esta é uma praia longa e com um lindo coqueiral, sendo uma área quase deserta. A região apresenta um comércio simples de barracas e um belo litoral. O mar é composto por água morna, verde, e com ondas fracas, onde você poderá desfrutar de um delicioso dia ao lado de sua família, inclusive com crianças.

Nesta praia está localizada a famosa Igrejinha de São Miguel dos Milagres, que fica em uma propriedade privada, mas que pode ser visitada caso você faça um agendamento prévio.

A Praia do Patacho

A Praia do Patacho é uma das praias que, nos dias atuais, vem chamando bastante a atenção de visitantes, fazendo bastante sucesso. Isso se deve por ser uma praia cercada por coqueiros, com pousadas de charme ao longo de sua extensão.

praia do patacho
Praia do Patacho

Além disso, também possui um mar com águas muito calmas e com uma ótima temperatura, assim como piscinas naturais que podem ser acessadas com uma jangada.  É um local muito gostoso, bem sossegado, ideal para quem busca aproveitar a viagem para ótimos momentos de descanso.

A Praia de Lajes

A Praia de Lajes está localizada em Porto de Pedras e, assim como as demais, possui uma paisagem recheada de coqueiros e conta com a barraca Sonhos do Patacho.

Este local tem uma ótima estrutura, torando-se ideal para quem busca conforto na beira do mar, além de diversidade de pratos e bebidas, contando ainda com estacionamento e piscina. É um ótimo lugar para aproveitar a noite com pessoas especiais.

Qual o melhor momento para viajar para São Miguel dos Milagres?

Saiba que São Miguel dos Milagres é uma ótima opção de viagem em qualquer época do ano, pois em cada período ela se torna especial de uma maneira e no Nordeste do Brasil é bem comum que você encontre Sol o ano todo, para curtir as praias.

Algo que deve ser levado em consideração é que aos feriados prolongados e período de férias escolares, a cidade pode acabar recebendo mais turistas e, mesmo que seja uma cidade calma, está ganhando bastante a atenção das pessoas, fazendo com que tenha a chance de existir um fluxo um pouco maior.

Outra coisa que deve ser levada em consideração e fazer diferença é a tábua de marés, para que isto não venha a atrapalhar sua viagem ou te impossibilitar de ver as belas piscinas naturais.

A alta estação é no verão, sendo que este é o período em que chove menos e o calor chega a 30 graus ou até mais. Não deixe de fazer sua reserva para ficar bem hospedado com certa antecedência.

Onde se hospedar em São Miguel dos Milagres?

A cidade de São Miguel dos Milagres conta com uma rede de hospedagem bastante aconchegante, que permitem que seus visitantes se sintam seguros e confortáveis, como se estivessem descansando em casa.

Muitos pensam que, por São Miguel dos Milagres ser um destino simples e uma cidade pequena e praiana, as hospedagens por lá não entregarão grande coisa, mas a realidade é bem diferente.

As pousadas desta bela cidade possuem uma ótima estrutura e por esta razão costumam apresentar valores um pouco mais elevados, sendo que estes são bastante variados, mas no geral, acabam sendo um preço um pouco salgado para o bolso, sendo que o ideal é planejar sua viagem com antecedência para não ter surpresas.

Além das pousadas, que vão desde as mais simples até aquelas mais luxuosas, ainda é possível fazer sua hospedagem com o aluguel de casas e chalés, frequentemente contratados na região.

Uma das pousadas mais conhecidas do local é a Pousada do Toque, que fica localizada na beira da Praia do Toque, possuindo chalés muito espaçosos, uma boa piscina e excelente atendimento. Se você pretende ficar por alguns dias na cidade, vale a pena o investimento, sendo um lugar bem tranquilo e com restaurante próprio, trazendo tudo aquilo que sua família precisa.

Como chegar a São Miguel dos Milagres

Como citamos acima, a cidade está localizada no estado de Alagoas. Dependendo de sua localização, precisará chegar até o estado de Avião, mas você pode contar com duas boas alternativas para ir até seu destino: pousar em Maceió ou Recife, pois ambas as capitais estão próximas a São Miguel dos Milagres.

Maceió
Cidade de Maceió
  • Se resolver pousar em Maceió:

Irá percorrer cerca de 100 km entre Maceió e São Miguel dos Milagres, levando cerca de 2 horas para concluir o trajeto, seguindo pela AL-101, sendo este o caminho mais recomendado. Enquanto viaja pelo litoral, aproveite para fazer paradas pelo caminho em alguma praia, explorando ainda mais lugares.

  • Caso pouse em Recife:

Entre o Recife e São Miguel dos Milagres são cerca de 4 horas de viagem. Sim, é um percurso bem mais demorado do que por Maceió, mas muita gente o escolhe pois pode aproveitar o caminho para visitar destinos como Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros e Maragogi, que também são verdadeiros paraísos, como a famosa praia de Antunes. Se esta for sua intenção, recomendamos que viaje pela BR-101.

A partir disso, a melhor forma de chegar ao local de sua viagem, partindo destes pontos, é de carro, tendo em vista que o veículo também será de grande utilidade para você poder explorar toda a região e visitar praias diferentes ao longo da sua viagem.

Não recomendamos o transporte público, pois não é de boa qualidade, logo, vale a pena investir no aluguel de um carro durante o período que ficará por lá, facilitando muito seu deslocamento, lhe permitindo conhecer a região toda, quando quiser.

Quanto tempo ficar em São Miguel dos Milagres?

São Miguel dos Milagres é um destino que pode ser aproveitado de diversas formas, sendo que passar um dia ou vários nesta cidade já lhe fará ter uma boa ideia do que é estar no paraíso. Sendo assim, recomendamos que monte um cronograma de acordo com sua disponibilidade de tempo e dinheiro, para que possa fazer bons passeios e curtir ótimos dias de praia, se permitindo relaxar.

Caso fique entre 2 ou 3 dias na cidade, você consegue fazer as principais atividades de São Miguel dos Milagres, mas, caso haja disponibilidade, sugerimos que fique um pouco mais, para que tenha mais oportunidades para curtir o lugar com calma e poder relaxar O ideal seria dedicar de 5 a 7 dias para este passeio.

Não foque em ficar se programando no que fazer lá a cada dia, mas sim, em aproveitar, conforme a disposição com a que acordam. Seu corpo indicará qual será a melhor atividade para o momento e você poderá curtir tudo o que a cidade lhe oferece.

Agora, basta se organizar para tornar este passeio uma verdadeira realidade. Não deixe de comentar abaixo o que você achou dessa nossa sugestão e compartilhe com todos aqueles que também irão gostar de conhecer esta pequena e inesquecível cidade chamada de São Miguel dos Milagres.

Postagens relacionadas

praia de antunes

Praia de Antunes – Onde fica, Como ir, O que fazer e Dicas!

Considerada uma das mais belas praias do Brasil, a Praia de Antunes encanta com sua areia branca, diversas piscinas naturais e sua…

Leia mais

Praia de Pipa RN

Praia de Pipa RN: Onde Ficar, O que Fazer e Dicas Incríveis!

Localizada no Rio Grande do Norte, a Praia de Pipa é um destino de praia mundialmente famoso, conhecido por suas águas esverdeadas…

Leia mais

Garopaba SC

Garopaba SC: Onde Fica, O que fazer, Praias e Dicas de Viagem

Está pensando em viajar para o litoral e curtir ótimas praias, tendo ao seu redor uma natureza charmosa e exuberante? Então podemos…

Leia mais

Buscar

março 2024

  • S
  • T
  • Q
  • Q
  • S
  • S
  • D
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22
  • 23
  • 24
  • 25
  • 26
  • 27
  • 28
  • 29
  • 30
  • 31

abril 2024

  • S
  • T
  • Q
  • Q
  • S
  • S
  • D
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22
  • 23
  • 24
  • 25
  • 26
  • 27
  • 28
  • 29
  • 30
0 Adultos
0 Crianças
Pets
Tamanho
Preço
Comodidades
Instalações

Comparar acomodações

Compare