Praia do Patacho – Uma das praias mais lindas do Brasil

praia do patacho

Considerada uma das mais belas praias do Brasil, a Praia do Patacho encanta com sua areia branca, sua água cristalina e calma, sendo um verdadeiro paraíso em terras alagoanas!

A Praia do Patacho está localizada no município de Porto de Pedras e compete diretamente com a praia de Lages, que para muitos, é considerada ainda mais bela, entretanto, confesso que a Praia do Patacho tem algo especial, sendo uma briga boa para quem leva o posto de melhor praia do município.

Ambas possuem um cenário maravilhoso, os coqueiros trazem um charme sem igual, e o melhor de tudo, elas não ficam lotadas, assim você pode curtir toda beleza natural que esse paraíso propicia.

Na maré baixa, Patacho se transforma, e na opinião da redação do Férias Perfeitas, ela fica imbatível. Tente ir com tempo de sobra nesta viagem, pois na Rota Ecológica de Alagoas, que compreende o trecho entre a Barra do Camaragibe e Porto de Pedras, existem praias incríveis!

Onde Fica a Praia do Patacho?

A Praia do patacho fica localizada a cerca de 10km de São Miguel dos Milagres e a uma distância de 127 km da capital, Maceió. Caso esteja em Recife, a viagem é um pouco mais longa, cerca de 220 km pela Rod. Mario Covas, aproximadamente 3h40 min de viagem.

Caso esteja com tempo sobrando, um pit-stop na praia dos Carneiros em Recife sempre é uma boa pedida!

Se você está viajando por Maragogi, para Chegar ao Patacho, você deve-se pegar a AL – 101 sentido sul, e percorrer em torno de 8km até chegar em Japaratinga. Entrando na cidade de Japaratinga, siga por mais 10 km até o local onde se pega uma balsa até Porto de Pedras. De Porto de Pedras até a praia do Patacho, são apenas 8 minutinhos de carro, num percurso de 2,5km.

Qual a melhor época para visitar a Praia do Patacho?

Para ser sincero, sempre é dia de visitar este paraíso alagoano. Há sol o ano todo, mas costuma chover mais entre os meses de maio e junho.

*Super Dica Férias Perfeitas: Visite a Praia do Patacho na maré baixa, para saber qual o horário ideal, visite o site https://tabuademares.com/br/alagoas/porto-de-pedras e programe-se para chegar e curtir as incríveis piscinas naturais que se formam na praia.

A altatemporada, onde os preços são bem mais altos, ocorre durante os meses de dezembro e vai até depois do carnaval, sendo a época que os hotéis e pousadas possuem alta taxa de ocupação, consequentemente, as diárias ficam mais elevadas.

O que fazer na Praia do Patacho?

Patacho é um local de descanso e especial para você curtir a natureza, por isso visitar as piscinas naturais do Patacho é um MUST nesta viagem.

Piscinas Naturais do Patacho

O passeio as piscinas naturais do Patacho ocorrem 2 horas antes do pico de maré baixa, assim você poderá aproveitar ao máximo as piscinas naturais nas paradas feitas no passeio de jangada.

piscinas naturais do patacho

Geralmente as jangadas acomodam por volta de 6 pessoas e o custo do passeio é em torno de R$100 por pessoa.

O trajeto de barco é rápido e muito confortável, pois a jangada é coberta para proteger os tripulantes do forte sol alagoano. Nesse passeio é realmente possível ver os diferentes tons de azul do mar, fazendo jus a fama de caribe brasileiro.

Mirante e Farol de Porto de Pedras

O Mirante e Farol de Porto de Pedras é um local onde se pode ter uma vista panorâmica de toda cidade. O acesso ao ponto turístico se dá por uma ladeira no centrinho da cidade. Fique tranquilo que é bem fácil de encontrar, mas caso se perca, basta perguntar para qualquer local que eles estarão sempre dispostos a lhe ajudar! O farol foi construído em 1940 e até hoje está ainda bastante conservado.

Passeio de Paramotor

Se você curte adrenalida, um passeio imperdível é o passeio de Paramotor na Praia do Patacho. O voo tem opção de 10 ou 20 minutos, mas é preciso conferir se ainda há disponibilidade após esta pandemia.

Passeio do Rio Tatuamunha

O Passeio do Rio Tatuamunha ocorre no Município de Porto de Pedras, que fica a apenas 10 min da Praia do Patacho.

Rio Itabuna em Porto de Pedras
Rio Itabuna em Porto de Pedras

O passeio é ideal para pessoas que curtem animais, e que tenham curiosidade de observar o peixe-boi, um dos maiores mamíferos aquáticos do mundo. O passeio acontece praticamente todos os dias e custa R$ 35,00 reais por pessoa.

Hotéis e Pousadas Praia do Patacho – Onde se Hospedar?

A Praia do Patacho conta com uma boa infraestrutura, com diveras opções de Airbnb, Pousadas e Hotéis econômicos e de luxo, agradando assim a todos os perfis de clientes. Abaixo iremos listar algumas sujestões de acomodações para vocês!

Pousada Patacho

Uma das pousadas mais bonitas e cobiçadas da região. A Pousada oferece diversos modelos de quartos e suítes com decoração úncia, combinando o rústico da região sem abrir do luxo e conforto que está pousada oferece. A área de lazer é maravilhisa, contando com uma excelente piscina, SPA, espaço para Casamentos intimistas e restaurante com uma comida maravilhosa.

Hotel Pedras do Patacho

Esse hotel maravilhoso fica situado à beira mar e possui apenas 7 bangalôs, todos eles com sua piscina privativa e vista para o mar. Precisa falar mais algo? O Hotel é super exclusivo e um ambiente perfeito para comemorar uma data especial.

Restaurantes na Praia do Patacho: Onde Comer?

Para que uma viagem seja realmente perfeita, é importante poder se alimentar bem e criar lindas memórias degustativas do lugar que irá visitar. Se você é daqueles que ama comer bem enquanto está viajando, saiba que terá ótimas opções São Miguel do Gostos. Abaixo listamos 3 restaurantes para comer e beber bem na praia do Patacho!

Restaurante Pousada Xuê

Se você gosta de comer escutando o som do mar, então você vai amar o Restaurante Pousada Xuê. O elegante restaurante oferece o melhor dos frutos do mar, comida brasileira e tem até opções sem glutén.

O espaço é realmente lindo, de frente para o mar e bem intimista. O atendimento é nota 10 e todo staf é bem atencioso. Falando agora da comida, existem diversos pratos excelentes, mas vale um destaque para o Camarão com leite de coco, gengibre, capim santo e arroz. Outro prato divino é o Filé de peixe grelhado, com banana da terra e molho cremoso de castanhas e passas. Ambos são Sensacionais!!!

Para fechar a noite, sugerimos de sobremesa um pudim de doce de leite. Essa sobremesa pe de comer de olhos fechados de tão boa!

Restaurante Ninanoa

Sem dúvida alguma, o Restaurante Ninanoa é um dos melhores quando o assunto é a gastronomia regional. O atendimento é excelente, e o sabor da Paella do Chef Marcos Maciel é indescritível.

Com certeza será uma das melhores, se não a melhor paella que irá comer nessa comi.  Realemte sem defeitos. Todos os frutos do mar são frescos e o tempero é realmente excelente.

Villa Milagres

O atendimento do Villa Milagres é nota 1000, todos os colaboradores são bem educados e estão sempre de prontidão para tirar suas dúvidas e lhe atender da melhor forma.

Os pratos são muito gostosos e há boas opções. Para quem é amante de polvo, vale uma menção honrosa para o risoto de polvo é surreal. Os pratos são individuais, porém são bem servidos. Se for ao restaurante em casal, é melhor ainda, pois irá poder provar mais de um prato. Os drinks são bons, vão desde os clássicos a até os mais simples. O ambiente é um diferencial, pois tem opções ao ar livre e também lugares mais reservados. Os preços não é barato, mas são condizentes com a qualidade do atendimento e do prato.

Dicas para que você torne seu passeio perfeito e não sofra com imprevistos

Ao visitarmos um lugar novo, devemos ficar atentos em alguns detalhes. Existem algumas recomendações que devem ser seguidas pelos exploradores da Praia do Patacho, para que tudo saia como planejado e você aproveite a viagem da melhor maneira.

  • Use filtro solar e procure reforçar de 2 em 2 horas, pois o Sol dessa região é bem forte e costuma queimar, principalmente aqueles que não são tão acostumados.
  • Coloque em sua bagagem, saídas de praia com manga, blusões ou roupas proteção UV, óculos de sol, chapéu e boné, para proteger ainda mais seu corpo do forte Sol.
  • Opte pelo caminho da Balsa caso esteja saindo de Maragogi. A estrada estava cheia de buracos em 2021, espero que eles tenham reparado!

Por que devo ir à Praia do Patacho?

Este foi um guia básico do que você poderá fazer na maravilhosa Praia do Patacho que preparamos especialmente para você, mas acredite, não há como descrevermos o quão mágico é esta região, portanto, recomendamos que você não pense duas vezes para ir visitar esse paraíso alagoano.

Saiba que não precisará fazer grandes investimentos. Acredito que o que sairá mais caro será a passagem, de acordo com o local onde você mora e a hospedagem caso opte ficar em hotéis de luxo. Fora isso, os demais passeios podem ser gratuitos ou com baixo investimento, sendo que você poderá desfrutar de momentos de tranquilidade e conexão com a natureza que não tem preço.

Gostou dessas dicas? Então nos diga abaixo o que achou desse destino e quando pretende ir ou voltar para bela Praia do Patacho.

Postagens relacionadas

praia de antunes

Praia de Antunes – Onde fica, Como ir, O que fazer e Dicas!

Considerada uma das mais belas praias do Brasil, a Praia de Antunes encanta com sua areia branca, diversas piscinas naturais e sua…

Leia mais

Praia de Pipa RN

Praia de Pipa RN: Onde Ficar, O que Fazer e Dicas Incríveis!

Localizada no Rio Grande do Norte, a Praia de Pipa é um destino de praia mundialmente famoso, conhecido por suas águas esverdeadas…

Leia mais

Garopaba SC

Garopaba SC: Onde Fica, O que fazer, Praias e Dicas de Viagem

Está pensando em viajar para o litoral e curtir ótimas praias, tendo ao seu redor uma natureza charmosa e exuberante? Então podemos…

Leia mais

Buscar

março 2024

  • S
  • T
  • Q
  • Q
  • S
  • S
  • D
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22
  • 23
  • 24
  • 25
  • 26
  • 27
  • 28
  • 29
  • 30
  • 31

abril 2024

  • S
  • T
  • Q
  • Q
  • S
  • S
  • D
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22
  • 23
  • 24
  • 25
  • 26
  • 27
  • 28
  • 29
  • 30
0 Adultos
0 Crianças
Pets
Tamanho
Preço
Comodidades
Instalações

Comparar acomodações

Compare