São Miguel do Gostoso: Onde fica, como ir e o que fazer nesse paraíso

são miguel do gostoso

Que viajar é bom, não é novidade, mas imagine poder aproveitar seu passeio para relaxar em um local paradisíaco, que lhe possibilita várias formas para relaxar e curtir a natureza e ainda conhecer o lugar onde os nativos são chamados de gostosos. É isto que você encontra em São Miguel do Gostoso.

Nesta belíssima região, podemos dizer que são todos gostosos e gostosas, com todo o respeito da palavra. Lá, esses predicados já são muito comuns e não irão estranhar se assim você disser.

Leia Também:

Esta cidade, que também pode ser chamada de paraíso, se localiza a cerca de 100 km de Natal, lá no Nordeste do nosso país, e, mesmo com tanta beleza, ainda é pouco explorada pelo turismo.

Essa situação vem mudando mais a cada ano, tendo em vista que a região está ganhando cada vez mais força nos últimos anos, fazendo com que muitos percebam que é uma excelente opção para todos aqueles que estão busca da tranquilidade, para fugir do cotidiano tumultuado.

Como Natal já é uma cidade mais conhecida do grande público viajante, ela começou a passar algumas tendencias para são Miguel do Gostoso, sendo que inclusive, algumas agências de Natal já oferecem passeios para lá, para que as pessoas possam explorar pelo menos um pouco este local.

são miguel do gostoso
Praia de São Miguel do Gostoso

Por ainda não serem tão visitadas, as praias de São Miguel do Gostoso acabam ficando vazias por longos trechos de areia. Se é um pouco de exclusividade que você busca para curtir o paraíso, entoa lá é o local certo. Encontrará ainda dunas, águas mornas e lindas formações rochosas em uma linda e pequena cidade, com cerca de 10 mil habitantes, que parece ter parado no tempo.

Quer saber como pode desfrutar de São Miguel do Gostoso da melhor maneira? Então acompanhe este conteúdo que o Férias Perfeitas preparou para você e não se esqueça de compartilhar com aqueles que você quer que vivam esta aventura ao seu lado.

Onde fica São Miguel do Gostoso?

São Miguel do Gostoso é uma charmosa vila de pescadores, rodeada de lindas e tranquilas praias, sendo composta ainda por ruas de terra, possuindo uma singular igrejinha e um cruzeiro. Pode parecer pouco, mas é só disso que se precisa para estar em um verdadeiro paraíso.

O grande diferencial desta região está no fato de possuir uma simplicidade singular, além de apresentar um estilo de vida todo calmo, bem diferente dos grandes centros ou de outras cidades turísticas. Isso é o que está fazendo com que cada vez mais gente tenha interesse em visitá-la.

Como mencionado acima, esta pequena cidade está localizada na região Nordeste do Brasil, bem na esquina do continente, onde Leste e Norte se encontram. É uma região com grande fluxo de ventos, tornando-se muito querida por praticantes de windsurf e kitesurf.

Para ser mais preciso, São Miguel do Gostoso é um município pertencente ao estado do Rio Grande do Norte, a 110km da capital Natal, 550 km da cidade de Fortaleza no Ceará e 390km da também turística Canoa Quebrada.

Como chegar em São Miguel do Gostoso RN?

Ir até lá não é tão difícil, devido a sua proximidade com a capital do estado. Você poderá pegar um voo até o aeroporto de Natal e após ir de transfer para São Miguel do Gostoso RN, ou de ônibus ou carro alugado.

Qual a melhor época para viajar para São Miguel do Gostoso?

Para que uma viagem possa ser realmente bem aproveitada, é importante se organizar e planejar as datas exatas para fazer o passeio, de acordo com o que a região oferece.

Assim como em quase todos os destinos litorâneos do Brasil, o verão é a melhor época para você curtir tudo o que São Miguel do Gostoso tem a oferecer, sendo este o período com menos chuvas, diferentes de algumas outras regiões de praia do nosso país.

Durante todo o ano, as temperaturas nesta região ficam entre 25°C e 30°C, permitindo que se possa curtir bons dias na praia ao longo de todo ano e, para melhorar, mesmo que chova, isso ainda não estragará seu passeio, pois costumam ser passageiras, sendo mais frequentes entre março e junho, principalmente no mês de abril.

Os amantes de esportes radicais, que precisam de vento para realizar suas atividades, devem visitar a região entre julho e fevereiro, principalmente nos meses de setembro, outubro e novembro, que é quando mais venta por lá.

O que você poderá fazer em São Miguel do Gostoso?

Quer saber onde você poderá ir para ter boas atividades para curtir em São Miguel do Gostoso? Então confira essas dicas que preparamos para você.

Visite a Praia de Tourinhos

praia de tourinhos
Praia de Tourinhos em São Miguel do Gostoso RN

Os apaixonados por curtir um lindo Pôr do Sol, podem encontrar em Tourinhos o local perfeito, podendo contemplar a sua formação rochosa e a sua beleza exuberante. Esta belíssima praia fica a cerca de 9 km do centro e o passeio pode ser feito de bugue, quadricíclo ou carro 4×4.

 Ir à Praia de Galinhos

Este é um passeio bastante conhecido e que costuma durar um dia todo para que possa ser realizado, portanto, já reserve uma data em sua agenda, pois valerá a pena. É uma praia em um município vizinho, que possui uma vila ainda menor. Você poderá percorrer as dunas e praias desertas até chegar neste destino, aproveitando para tomar ótimos banhos de mar, tirar lindas fotos, desfrutar de um visual panorâmico e das piscinas naturais presentes nesse paraíso.

Conhecer as Praias do Centro

Você nem precisará de carro para chegar a estas praias, sendo que a mais próxima é a Praia da Xêpa, onde vivem grande parte dos moradores, pescadores e praticantes de esportes náuticos. Nesta praia, costumam acontecer muitos eventos culturais. De lá, você poderá chegar à Praia do Cardeiro, que possui uma linda lagoa próxima ao mar. Logo depois, vem a Ponta de Santo Cristo, local que se destaca por suas belas cores e por ser onde há mais prática do kitesurfe e o windsurfe. Do outro lado, tem a Praia do Maceió, que possui um mar calmo e dunas, sendo perfeita para um bom descanso.

Desfrutar da Praia do Marco

Esta é uma praia histórica, onde três embarcações portuguesas chegaram ao Brasil e marcaram o início da colonização portuguesa. Foi aqui que se deu o início da posse portuguesa. É uma praia bem na esquina do continente, tem dunas, mar e ventos incríveis. Provavelmente foram essas magias que atraíram aquelas caravelas.

Por do Sol Praia do Marco
Por do Sol Praia do Marco

Quer saber como tornar seu passeio ainda mais fantástico?

  • Aproveite o máximo para descansar, buscando desacelerar e fugindo do mundo agitado que nos gera tanto estresse e preocupações;
  • Não deixe de ver o sol nascer, e o pôr do Sol, pois certamente será uma lembrança maravilhosa que guardará de São Miguel do Gostoso.
  • Faça caminhadas pela praia, curtindo o vento bater em sua face.
  • Caso goste de tornar tudo um pouco mais radical, poderá praticar kite e wind surf
  • Passeie nas praias sob a luz do luar e estrelas, principalmente se estiver em uma companhia mais romântica.
  • Desfrute da simples, fofa e marcante decoração do centro da cidade.

Dicas para que você torne seu passeio perfeito e não sofra com imprevistos

Ao visitarmos um lugar novo, devemos ficar atentos em alguns detalhes. Existem algumas recomendações que devem ser seguidas pelos exploradores de São Miguel do Gostoso, para que tudo saia como planejado e você aproveite a viagem da melhor maneira.

  • Use filtro solar e procure reforçar de 2 em 2 horas, pois o Sol dessa região é bem forte e costuma queimar, principalmente aqueles que não são tão acostumados.
  • Coloque em sua bagagem, saídas de praia com manga, blusões ou roupas proteção UV, óculos de sol, chapéu e boné, para proteger ainda mais seu corpo do forte Sol.

Onde se hospedar em São Miguel do Gostoso?

São Miguel do Gostoso é um destino que vem ampliando sua gama de pousadas, hotéis e Airbnbs pela região. Antes, havia uma grande concentração na Praia de Pipa, porém cada vez mais encontramos viajantes optando por conhecer a região.

Pousadas em São Miguel do Gostoso

Existem ótimas pousadas no local, que permitirão que você fique bem abrigado nos dias de seu passeio. Uma das mais conhecidas é a Porto Trapiá, localizada próxima a Praia de Maceió, no Centro. Ela é muito próxima a tudo o que você precisa, permitindo que faça tudo a pé. Possui ainda piscina, Wi-fi e estacionamento próprio, além de servir um saboroso e simples café da manhã.

pousadas em são miguel do gostoso
Pousadas em São Miguel do Gostoso

Existem opções um pouco mais simples, mas com bastante conforto também, como é o caso do Espaço Mix e da Vila das Aroeiras. Outras que se destacam são a Awara Pousada Boutique, Pousada Mi Secreto, Pousada Recanto da Praia, Kauli Seadi Beach Hotel.

Recomendo que pesquise melhor sobre cada um dos locais, analise quais são as taxas cobradas, para que possa decidir qual será o local que melhor o receberá durante sua estadia na em São Miguel do Gostoso, de acordo com seu orçamento.

Melhores opções de restaurantes em São Miguel do Gostoso

Para que uma viagem seja realmente perfeita, é importante poder se alimentar bem e criar lindas memórias degustativas do lugar que irá visitar. Se você é daqueles que ama comer bem enquanto está viajando, saiba que terá ótimas opções São Miguel do Gostos. Mostraremos abaixo as melhores dicas de restaurantes para comer e beber bem na cidade.

restaurantes em sao miguel do gostoso
Melhores Restaurantes em São Miguel do Gostoso

Lá, existe uma grande variedade de opções que servem de frutos do mar e carnes a criações mais modernas, como, por exemplo, risoto de rapadura, além de cafés, docerias e barracas de praia.

Os principais restaurantes de São Miguel do Gostoso estão localizados em duas ruas da cidade: a Rua da Praia da Xepa e a Rua Cavalo Marinho. Por ser uma cidade pequena, praticamente tudo fecha em Gostoso na hora do almoço, a não ser barracas de praia. Basicamente, os restaurantes não funcionam durante o dia.

Dentre os restaurantes de destaque da cidade, está o Palmira, que chama a atenção por ter ótimos pratos, que não são tão caros. Um de seus pontos fortes são as massas artesanais, mas possui também filé mignon, risoto e carpaccio de polvo como boas referenciais. Outro ponto positivo é que tem hambúrgueres no cardápio, para quem prefere comidas mais rápidas.  A decoração do restaurante é linda e certamente vale a pena a visita.

Outro restaurante de destaque é o Bistrô Capella, que possui mesas em seu interior e também ao ar livre, sendo ideal para quem foge de aglomerações. Possui um cardápio de bistrô bem completo e o atendimento é excelente. Seus pratos principais são o strogonoff de camarão, o medalhão de mignon e o talharim negro de tinta de lula com camarões. Além disso, o restaurante conta opção vegana e hambúrgueres.

O Genesis é mais uma dica de restaurante que vale a visita, possuindo uma decoração bem bonita e aconchegante. Em seu cardápio, contém pratos como atum com crosta de gergelim, creme de batata doce, wasabi, crocante de couve e sagu de beterraba, além de pasta negra artesanal com tinta de lula e frutos do mar, panela de frutos do mar no tucupi com leite de coco, camarão ao molho tailandês e ossobuco.

O Baboon é outro restaurante famoso de São Miguel do Gostoso, mesmo que seja mais simples que os outros. Seu cardápio é bem extenso e com boas opções., como wok de camarão, ceviche, steak tartare, camarão ao curry e peixe na manteiga com alcaparras. Os preços por lá são bastante convidativos.

Seguindo a nossa lista com os melhores restaurantes em São Miguel do Gostoso, o Pantai também se destaca, possuindo bolinho de peixe e polvo selado na manteiga com páprica picante e batatas rústicas, além de nhoque de macaxeira com filé mignon, funghi e azeite de trufa branca, ravioli fresco recheado com camarão e abobrinha e fettuccine com frutos do mar.

O Borogodó é, sem dúvidas, um dos que mais se destaca e está sempre em busca de inovação. O restaurante possui um cardápio cheio de misturas e inspirações, com pratos como dadinhos de tapioca que vêm com carne de sol e barbecue de goiabada cascão, polvo grelhado acompanhado de purê de jerimum e espuma de açaí, sanduíche de lagosta, risoto de rapadura, que vem com filé mignon, queijo coalho, rapadura e castanha de caju, moqueca de caju, medalhão de filé com purê de macaxeira, caju grelhado, ovo trufado e farofa de coco. Se você gosta de sabores inovadores com certeza deverá conhecer.

Bistrô 70m², cujo o dono é o chef italiano Lorenzo Mancini. O restaurante tem capacidade para receber somente 22 pessoas, tornando a experiencia bem individualizada. Seu cardápio fica todo na parede, contato com pratos como a burrata e tartare de camarão, polvo na brasa, ravioli de ricota e trufas, nhoque de beterraba, risoto de camarão com laranja, risoto de maçã e gorgonzola, tataki de atum, espaguete nero com lagosta e filé mignon com batata rústica. Fala sério, são verdadeiras delícias.

Se você é uma pessoa que gosta mais de fast foods, poderá ir até a Pizzaria Quintal, que certamente é uma boa pedida. Ela está localizada ao lado dos principais restaurantes de São Miguel do Gostoso e possui ótimos preços. Em seu cardápio, você notará sabores clássicos como muçarela, muçarela de búfala, tomate seco e rúcula, quatro queijos, calabresa, portuguesa, frango com catupiry e bacon e muito mais.

O Sampei é mais uma dica de onde comer em São Miguel do Gostoso. O restaurante, faz parte da pousada Mi Secreto e nele os peixes e os frutos do mar frescos ficam expostos para os clientes, que escolhem o que desejam comer. Eles são preparados na brasa.

Achou que não encontraria comida japonesa por lá? Então estava realmente enganado, pois existe o Sushi Gostoso como uma ótima opção. Fica localizado na principal avenida da pequena cidade e possui sushis, sashimis e temakis, sempre a la carte.

Por que devo ir à São Miguel do Gostoso?

Este foi um guia básico do que você poderá fazer em São Miguel do Gostoso que preparamos para você, mas acredite, não há como descrevermos em palavras todos os encantos desta região, portanto, recomendamos que você vá conhecer.

Não é segredo para ninguém que o litoral do nordeste do Brasil se destaca por suas belas praias, mas em São Miguel do Gostoso, você encontrará muita singularidade, que une a simplicidade e as paisagens belíssimas em um tour mágico.

Talvez, toda essa magia ocorra por ser uma região ainda pouco explorada ou devido a toda sua carga cultural, ou as pessoas que por lá vivem. Não saberemos, sendo que nossa única certeza é que vale a pena investir nesta viagem.

Saiba que não precisará fazer grandes investimentos. Acredito que o que sairá mais caro será a passagem, de acordo com o local onde você mora e a hospedagem. Fora isso, os demais passeios podem ser gratuitos ou com baixo investimento, sendo que você poderá desfrutar de momentos de tranquilidade inesquecíveis.

Gostou dessas dicas? Então nos diga abaixo o que achou desse destino e quando pretende ir para lá. Não se esqueça de convidar pessoas agradáveis para estarem do seu lado durante o passeio, tornando tudo ainda mais prazeroso, com tudo o que um verdadeiro paraíso como São Miguel do Gostoso tem a oferecer.

Postagens relacionadas

praia de antunes

Praia de Antunes – Onde fica, Como ir, O que fazer e Dicas!

Considerada uma das mais belas praias do Brasil, a Praia de Antunes encanta com sua areia branca, diversas piscinas naturais e sua…

Leia mais

Praia de Pipa RN

Praia de Pipa RN: Onde Ficar, O que Fazer e Dicas Incríveis!

Localizada no Rio Grande do Norte, a Praia de Pipa é um destino de praia mundialmente famoso, conhecido por suas águas esverdeadas…

Leia mais

Garopaba SC

Garopaba SC: Onde Fica, O que fazer, Praias e Dicas de Viagem

Está pensando em viajar para o litoral e curtir ótimas praias, tendo ao seu redor uma natureza charmosa e exuberante? Então podemos…

Leia mais

Buscar

março 2024

  • S
  • T
  • Q
  • Q
  • S
  • S
  • D
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22
  • 23
  • 24
  • 25
  • 26
  • 27
  • 28
  • 29
  • 30
  • 31

abril 2024

  • S
  • T
  • Q
  • Q
  • S
  • S
  • D
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22
  • 23
  • 24
  • 25
  • 26
  • 27
  • 28
  • 29
  • 30
0 Adultos
0 Crianças
Pets
Tamanho
Preço
Comodidades
Instalações

Comparar acomodações

Compare